Seja bem-vindo ao Ateliê Robert Haeberlin Online:

https://ateliedoroberthaeberlinonline.blogspot.com/p/blog-page.html 


 No Ateliê Robert Haeberlin Online você poderá conhecer e acompanhar meu trabalho como compositor

artístico incluindo pinturas (composição pictórica),   livros de história da arte,  contos (composição de

textos em prosa ou verso contínuo),    poemas (composição de texto em verso descontínuo) e composição

sonora. 


1. Pintura:

https://ateliedoroberthaeberlinonline.blogspot.com/p/blog-page.htm

  https://ateliedoroberthaeberlinonline.blogspot.com/p/blog-page_1.html 


2.   Textos em prosa 

    História:   Uma obra de História está disponível para os assinantes do Ateliê Robert Haeberlin Online, 

o livro "Convite à história da arte".  Segue abaixo um trecho do livro:  


Com os olhos fixos no Senhor  é chegada a hora de encerramos essa obra sobre história da pintura,  

obra necessariamente incompleta, mas pela qual acompanhamos o desenvolvimento da arte da pintura

no Ocidente desde suas origens.   Muita coisa ficou faltando,   muitos nomes e obras ficaram de fora.   

Não é mais que uma introdução,  ou melhor,  um convite para a pesquisa e o estudo.    Queria eu ter

dedicado um espaço para a produção artística dos nossos dias, mas essa pertence ao tempo presente e

crendo que o trabalho do historiador só é possível quando uma geração passa e o que essa fez está

cristalizado não creio que possa haver uma história do tempo presente.


Nota:  O livro inteiro pode ser lido aqui:  

https://ateliedoroberthaeberlinonline.blogspot.com/p/convite-historia-da-arte-capitulo-i.html 


Livro de fábulas:  É um livro em construção e o leitor do blog pode acompanhar a escrita do livro.

6 contos já estão prontos e disponíveis para os leitores do Ateliê Robert Haeberlin Online. 

Segue abaixo uma delas:   


Estudar pra que?

Me lembro bem de certa vez em que estive na casa do Mendonça.   Da conversa que tivemos.  Discutíamos sobre a

vida intelectual,  a dedicação aos estudos.  Em certo momento ele,   porque eu dissera que estudava por conta

própria em casa,  sem professores,  apenas com o auxílio de livros,  e recorrendo de vez em quando a companheiros

de estudo mais adiantados,  me disse: 


“Confesso que não te entendo.  Estudando desse jeito não serás nada na vida.  Deverias entrar numa universidade. 

É para isso que o estudo serve,  para se ter um lugar na sociedade.  Além do mais,  tu pecas contra a humildade

julgando que podes ser autodidata.  Não me leves a mal,  é melhor para ti que entres para a universidade. 

Interessas-te por qual das ciências?”


Pensei em falar para ele do estudo feito para conhecer a realidade,  e estar de bem com a realidade e que, se

eu aprendia com autores de livros e companheiros de estudo,  eu não era um autodidata,  mas achei que eu

não iria conseguir falar ou que ele não iria me entender.  Então fui mais simples.  Disse:  Sim,  as artes.


“Queres ingressar no Instituto de Belas Artes?”,  ele me perguntou.


  Respondi a ele:  “Não,  não falo das Belas Artes,  me interesso em estudar as artes liberais. 

Conhece-as? Gramática,  Retórica,  Lógica,  Aritmética,  Música,  Geometria e Astronomia?


Ele disse a mim que eu estava muito confuso e indeciso.  Que eu não podia ser professor de línguas, 

político,  cientista,  professor de matemática,  músico,  e astrônomo,  tudo isso.  Que se houveram

pessoas que foram tudo isso,  foram alguns poucos gênios e era falta de realismo meu ter essa pretensão.

 

Mas uma vez quis dizer para ele que não era por uma finalidade profissional que eu estudava.  Não

estudava em busca de um ofício,  de um papel social,  mas da realidade.  Em vão.  Meu interlocutor

já havia adquirido essa terrível visão negativa da realidade que reduz o estudo a uma atividade social, 

com uma função social.  Resolvi desistir da conversa.  Convidei ele para uma partida de xadrez.  Ele

com as pretas, eu com as brancas.  Ele ganhou.  Raciocinava mais rápido e com mais segurança do

que eu.  Ao final da partida pude sentir nele um ar de superioridade,  de alguém orgulhoso de sua lógica. 


Você pode ler e acompanhar a escrita do livro aqui:

https://ateliedoroberthaeberlinonline.blogspot.com/p/livro-de-contos-1.html 


3. Textos em poema

 

 3 poemas estão disponíveis para os leitores do Ateliê Robert Haeberlin Online.  


Segue abaixo um deles:  


Súplica a todos os santos 


Ó santos e santas de Deus Altíssimo

dignai-vos ouvir nossas preces

Porque cá embaixo tá tudo ferido

 Tá tudo triste, feio e sem cor.

maculado por tantos disparates

do gênero humano mal-agradecido.

 Que mais que Aquele que vós

mais amais fez pela natureza

humana.  imaginar não pode

 inteligência criada,  mas

fica calada, quieta, estupefata

 com a Divina Luz do Amor,

que move o Sol e as estrelas,

move todo o existente, em Si

o prendendo e libertando,

 para que nessa prisão libertadora

tenha a vida, o ser e o movimento,

 que o Motor Primeiro concede

 a tudo o que cria;   que só da divina

misericórdia vive.  Pois ela  somente

pode tirar o que não é

 da prisão do não-ser 


Você pode ler e acompanhar a escrita desse 1o livro de poemas aqui:

https://ateliedoroberthaeberlinonline.blogspot.com/p/primeiro-livro-de-poemas-genesis-antes.html 


4. Composição sonora:

https://www.youtube.com/results?search_query=robert+haeberlin 


 Nota de esclarecimento sobre o termo compositor artístico:   

Tudo aquilo que é composto é feito de partes que se relacionam.   O modo de relacionamento das partes

de uma composição é chamado forma.  Por isso existem as formas da pintura,   da escrita em prosa,   da

escrita poética,  da música,  etc.  Um compositor artístico é alguém que compõem obras buscando dar a elas

a melhor forma possível e que busca ser consciente da forma de suas obras.   


 PIX para colaboração: bobhaeberlin@gmail.com




Comentários